NOTICIAS

Publicação do IPHAN apresenta resultados das ações de salvaguarda para o Patrimônio Cultural – BRASIL

19 febrero 2019

O que o Toque dos Sinos em Minas Gerais, o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, o Modo de Fazer Viola de Cocho, no Mato Grosso, a Caboclinho União 7 Flexas. Goiana (PE)Tava, Lugar de Referência para o Povo Guarani, no Rio Grande do Sul, e o Carimbó, no Pará, possuem em comum? Todos são bens culturais registrados como Patrimônio Cultural do Brasil e recebem ações de salvaguarda.  

Essas são medidas que visam garantir a viabilidade do patrimônio imaterial e que podem ser conhecidas no relatório Saberes, Fazeres, Gingas e Celebrações – Ações para a salvaguarda de bens registrados como Patrimônio Cultural do Brasil.  

Para que um bem seja registrado pelo Instituto do IPHAN é necessário possuir relevância para a memória nacional, continuidade histórica e fazer parte das referências culturais de grupos formadores da sociedade brasileira.  Para preservar e manter vivos esses atributos, é realizado um extenso trabalho de salvaguarda que envolve identificação, documentação, preservação, valorização, proteção e promoção, que se inicia logo após a titulação como Patrimônio Cultural do Brasil.  

O relatório elaborado pelo Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI/IPHAN) apresenta as principais ações desenvolvidas para cada bem em parceria com as comunidades, governos estaduais e municipais, assim como instituições privadas para 41 bens culturais desde os primeiros registros, em 2002, até 2018. O livro conta ainda com a descrição dos procedimentos do governo federal para a Promoção e Sustentabilidade dos Bens Registrados; Gestão dos Processos de Salvaguarda; Direitos Culturais e Cidadania; e Gestão Participativa.

Mais informações: IPHAN

ETIQUETAS

ANTERIOR

Programa distrital de Estímulos para la Cultura del Instituto distrital de Patrimonio Cultural de Bogotá - COLOMBIA

SIGUIENTE

Naciones originarias de Oruro festejan el Jallupacha - BOLIVIA

Close