NOTICIAS

O Dia da Consciência Negra e o reconhecimento do Patrimônio – BRASIL

20 noviembre 2017

O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, traz a reflexão sobre a igualdade entre raças e a importância da liberdade e diversidade cultural. As heranças culturais afrodescendentes, são importantes marcos para a construção do Patrimônio Cultural Brasileiro. O povo negro, que lutou durante séculos em busca da liberdade e igualdade, faz parte da formação sociocultural brasileira.

As influências das matrizes africanas presentes na dança, culinária, saberes, musicalidade, artes cênicas e plásticas e no modo de vida, são parte da história do país, de modo que preservar esses bens de influência afro, é também preservar nossa cultura e identidade histórica.

O Instituto do Patrimônio Histórico e nacional (IPHAN), protetor da cultura brasileira em seus tesouros edificados, na criatividade aplicada na arte, nos ofícios que se perpetuam, nos costumes e tradições, na história ancestral, trabalha fortemente pela preservação dos bens e da memória cultural dos afrodescendentes no Brasil. Essas ações tornam possível que as raízes do Patrimônio Cultural Brasileiro sejam lembradas e reverenciadas com a devida importância.  

Mais informações: IPHAN

ETIQUETAS

ANTERIOR

Tinkuy 2017: Encuentro del Arte Textil - PERÚ

SIGUIENTE

Evento de Saberes Ancestrales de la Quinua - BOLIVIA

Close