NOTICIAS

Comissão de Revalidação analisa Arte Kusiwa como Patrimônio Cultural – BRASIL

24 junio 2016

\r\n Técnicos do Departamento do Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (DPI/Iphan), bem como da Superintendência do Instituto no Amapá, estão reunidos em Brasília para avaliar a revalidação do título de patrimônio cultural brasileiro da Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi.

\r\n

\r\n A Comissão Técnica Temporária analisa documentos e estudos produzidos ao longo do processo de salvaguarda desenvolvido desde o Registro do bem e produzirá análise técnica sobre a situação atual deste patrimônio. O procedimento atende ao Decreto nº 3.551 de 04 de agosto de 2000, e a Resolução nº1, de 18 de Julho de 2013 que, dentre outras ações, prevê que seja realizado pelo Iphan a avaliação para revalidação dos bens culturais registrados a cada dez anos.

\r\n

\r\n O resultado será apresentado aos conselheiros da Câmara do Patrimônio Imaterial, instância vinculada ao Conselho Consultivo do Iphan, órgão responsável pela deliberação final. Caso a revalidação seja negada, será mantido apenas o registro, como referência cultural de seu tempo.

\r\n

\r\n Sobre a Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi

\r\n

\r\n Os povos indígenas Wajãpi que vivem no Amapá têm um sistema de representação próprio: a Arte . A Arte Kusiwa foi inscrita no Livro de Registro das Formas de Expressão em 2002 e em 2003 foi reconhecida pela Unesco com o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

\r\n

\r\n Saiba mais: IPHAN – Brasil

\r\n

\r\n  

\r\n

ETIQUETAS

ANTERIOR

Lengua Shiwilu es declarada Patrimonio Cultural de la Nación - PERÚ

SIGUIENTE

Taller de Fortalecimiento de Capacidades, Procesos y Herramientas para la Declaratoria de Patrimonio Inmaterial como Patrimonio de la Nación - PERÚ

Close