NOTICIAS

Iphan promove seminário sobre patrimônio cultural dos quilombos de Oriximiná – Brasil

14 mayo 2015

\r\n No próximo dia 22 de maio vai acontecer, no Pará, o seminário Patrimônio Cultural dos Quilombolas de Oriximiná. O evento é uma parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com as comunidades quilombolas e a Cumbuca Produção Artística e Cultural.

\r\n

\r\n O objetivo do encontro é debater propostas para políticas de patrimônio cultural das comunidades do município, a partir dos possíveis desdobramentos do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) dos Quilombolas de Oriximiná, que teve a fase de levantamento preliminar concluída em julho de 2014.

\r\n

\r\n Foram 18 meses de pesquisas e produção de fichas, mapas e registros sonoros e visuais. Esse estudo produziu e reuniu conhecimentos acerca de nove territórios quilombolas, mapeando as referências e os sinais diacríticos da identidade étnica e cultural de seus moradores. A Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Oriximiná (ARQMO) apoiou o projeto e as associações representativas das nove áreas quilombolas contribuíram nas pesquisas.

\r\n

\r\n INRC
\r\n Uma das ferramentas mais importantes para que se conheça uma realidade, bem ou expressão cultural é o Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), uma metodologia de pesquisa desenvolvida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que envolve técnicos, pesquisadores e a própria comunidade. Seus resultados permitem o acompanhamento das transformações dos bens ao longo do tempo e contribuem para a constituição de acervos de memória, de fundamental importância quando se trata de um patrimônio cuja natureza é dinâmica.

\r\n

\r\n Saiba Mais: IPHAN – Brasil

\r\n

ETIQUETAS

ANTERIOR

Mensaje de la Directora General de la UNESCO, Irina Bokova, con motivo del Día Mundial de la Diversidad Cultural para el Diálogo y el Desarrollo, 21 de mayo de 2015

SIGUIENTE

Gobierno de Bolivia iniciará actividades para postular a la festividad del Gran Poder ante la UNESCO - Bolivia

Close