NOTICIAS

IPHAN faz inventário de referências culturais no sertão da Bahia – Brasil

30 abril 2015

\r\n Os municípios de Canudos, Monte Santo e Euclides da Cunha participaram de uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (Iphan-BA) com o objetivo de compor o Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) do Sertão, instrumento técnico de identificação de bens culturais e de gestão das ações voltadas ao patrimônio cultural imaterial brasileiro.

\r\n

\r\n O objetivo do INRC é a produção de conhecimento sobre os domínios da vida social aos quais são atribuídos sentidos e valores e que, portanto, constituem marcos e referências de identidade para determinados grupos e comunidades. Contempla, além das categorias estabelecidas no Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial, edificações associadas, significações históricas e imagens urbanas, independentemente de sua qualidade arquitetônica ou artística.

\r\n

\r\n Os resultados preliminares da pesquisa foram apresentados à comunidade dos municípios do sertão baiano pelas técnicas do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan-BA, Maria Paula Adinolfi e Nalva Santos. Vários foram os bens identificados que representam a cultura local, dentre eles: corrida da argolinha, quebra pote, batalhão roubado, festa de vaqueiros, terno de reis, toque de sanfona, bandas de pífanos, vaquejada, rezadeiras, curandeiras, benzedeiras, e artesanatos de cerâmicas, de palha e de folha de bananeiras.

\r\n

\r\n Saiba Mais: IPHAN – Brasil

\r\n

ETIQUETAS

ANTERIOR

El Consejo de la Cultura invita a participar del Seminario Internacional de Políticas Públicas para el Sector Artesanal - Chile

SIGUIENTE

Documental producido por el Ministerio de Cultura de Perú es premiado en festival de documental etnográfico de España

Close