NOTICIAS

Espírito Santo recebe III Encontro de Jongos e Caxambus – BRASIL

11 abril 2019

Dança coletiva, magia e tambores são elementos do Jongo, expressão afro-brasileira praticada nos quintais das periferias urbanas e em algumas comunidades rurais no Sudeste brasileiro. No âmbito das ações de Salvaguarda dessa manifestação cultural registrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2005, acontece no município de Alegre, no Espírito Santo, o III Encontro Estadual de Jongos e Caxambus, entre os dias 12 e 14 de abril.

Na ocasião, as atividades de mobilização e articulação entre os grupos, realizada de forma representativa durante as Reuniões de Articulação estaduais, alcançarão todos os integrantes dos grupos, potencializando o seu envolvimento nas ações de salvaguarda que vêm sendo gestadas e geridas por um coletivo estadual.

A programação conta com homenagens aos Mestres e Mestras dos grupos, mesa de abertura com presença de autoridades, a análise conjuntural do Jogo/Caxambu como Patrimônio Cultural Nacional, Vivências Compartilhadas (tranças e turbantes, fabricação de instrumentos, toque de tambores e dança), exposição e venda de produtos artesanais produzidos pelos jongueiros/caxambuzeiros e apresentação de rodas de jongo/caxambu na Praça 6 de Janeiro, no Centro de Alegre.

Mais informaçõe: IPHAN

ETIQUETAS

ANTERIOR

Saberes y prácticas del pueblo Awajún asociados a la producción de cerámica son postulados a la Lista Representativa del PCI de la Humanidad de UNESCO - PERÚ

SIGUIENTE

Migueleños conocen sobre Patrimonio Cultural Inmaterial - EL SALVADOR

Close