Com o objetivo de contribuir para a salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial afrodescendente na América Latina, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizou de 2014 a 2016 três ações de identificação que contemplaram música, canto, dança e religiosidade de comunidades do Congado nos estados de Minas Gerais (Belo Horizonte, Contagem, Ibirité e Itapecerica) e São Paulo (Mogi das Cruzes).
O evento realizado pelo Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI) e pela Superintendência do Iphan em Minas Gerais tem como objetivo reunir os detentores, fortalecendo o vínculo entre eles através da troca de suas experiências, memórias e saberes.
A iniciativa, que será apresentada em formato de ação devolutiva aos grupos que participaram do projeto, ocorrerá entre os dias 28 e 29 de janeiro na Superintendência do Iphan em Minas Gerais, e integra o projeto multinacional Salvaguardia del PCI relacionado a música, canto, danza de comunidades afrodescendentes en los países del CRESPIAL (Centro Regional para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da América Latina). O evento contará com a presença da antropóloga colombiana Adriana Molano, diretora geral do Centro.
Saiba mais: IPHAN – Brasil