NOTICIAS

Lugar de Referência para o Povo Guarani pode se tornar Patrimônio Cultural do Brasil

02 diciembre 2014

\r\n Um lugar sagrado para povo indígena Guarani, pode vir a ser registrado como Patrimônio Cultural do Brasil. Nos próximos dias 03 e 04 de dezembro, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural estará reunido na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para avaliar, entre outros pontos de pauta, a inscrição, no Livro de Registro de Lugares, da Tava, Lugar de Referência para o Povo Guarani, que se localiza no Sítio São Miguel das Missões (RS).

\r\n

\r\n Para o povo Guarani, a Tava é de suma importância por ser o local onde viveram seus antepassados. É também um lugar de referência por ser um espaço vivo que articula concepções relativas ao bem-viver, integra narrativas sobre a trajetória deste povo e é diariamente vivenciada como lugar de atividades diversas e de aprendizado para os jovens. Estar na Tava aciona dimensões estruturantes e afetivas na vida social e na memória dos Guarani-Mbyá, promovendo sentimentos de pertencimento e identidade.

\r\n

\r\n Enquanto patrimônio cultural, a Tava converge significados e sentidos atribuídos pelo povo indígena Guarani-Mbyá ao sítio histórico que abriga os remanescentes da antiga Redução Jesuítico-Guarani de São Miguel Arcanjo. O sítio histórico foi tombado pelo Iphan em 1938 e declarado patrimônio da humanidade, pela Unesco, em 1983.

\r\n

\r\n Saiba Mais: IPHAN Brasil

\r\n

ETIQUETAS

ANTERIOR

Los 15 países miembros de CRESPIAL inician dos reuniones técnicas en Quito - Ecuador

SIGUIENTE

El Consejo de la Cultura de Tarapacá celebra Día del Artesano - Chile

Close