NOTICIAS

Iphan lança plataforma digital sobre baianas de acarajé – Brasil

11 junio 2015

\r\n Informações sobre a vida e o ofício das baianas de acarajé estarão disponíveis, a partir do mês de julho, em um banco de dados digitalizados, batizado de Plataforma Oyá Digital. A iniciativa pioneira é da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (Iphan-BA), em comemoração aos 10 anos do registro como Patrimônio Cultural do Brasil desta prática tradicional ligada ao culto dos orixás. O lançamento oficial acontecerá durante a cerimônia de posse do Conselho Gestor da Salvaguarda do Ofício das Baianas de Acarajé.

\r\n

\r\n O Iphan investiu R$ 100 mil no desenvolvimento do projeto de organização e digitalização do acervo documental e na implantação da plataforma digital, que contém os dados cadastrais da Associação das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (Abam), da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Salvador e da Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro (Fenacab). A ação teve o apoio do Instituto Palmares. 

\r\n

\r\n  Patrimônio Imaterial

\r\n

\r\n O ofício das baianas de acarajé, registrado como Patrimônio Imaterial Brasileiro pelo Iphan é a prática tradicional de produção e venda nos espaços públicos, em tabuleiro, das chamadas comidas de baiana, feitas com azeite de dendê e ligadas ao culto dos orixás, amplamente disseminadas, principalmente na cidade de Salvador.

\r\n

\r\n Saiba Mais: IPHAN – Brasil

\r\n

\r\n  

\r\n

\r\n  

\r\n

ETIQUETAS

ANTERIOR

Creadores chilenos elaborarán su Política de la Música Nacional - Chile

SIGUIENTE

Presentarán libro sobre el Tango y su importancia patrimonial - Uruguay

Close