NOTICIAS

Estudo de revalidação do registro do Ofício das Paneleiras de Goiabeiras é apresentado – BRASIL

13 abril 2016

\r\n O saber envolvido na fabricação artesanal de panelas de barro foi o primeiro bem cultural registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como patrimônio imaterial no Livro de Registro dos Saberes, em 2002. Com o objetivo de complementar as informações contidas no Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), que embasou o pedido de registro, foi realizado um estudo, entre janeiro de 2014 e abril de 2016, que resultou na Pesquisa de Revalidação do Registro do Ofício das Paneleiras de Goiabeiras (ES). O documento será apresentado pelo Iphan no Espírito Santo no Galpão das Paneleiras, no dia 14 de abril.  

\r\n

\r\n Além da apresentação do estudo, será lançada a versão curta metragem do vídeo "Saberes do Barro: o Ofício das Paneleiras em Goiabeiras", produzido no âmbito da pesquisa.  

\r\n

\r\n O objetivo da ação é divulgar ao público geral e autoridades o Ofício das Paneleiras de Goiabeiras e a intenção do Iphan/ES em formar Conselho Gestor da Salvaguarda, composto por entidades parceiras, Iphan e detentores. A ideia é que o Conselho elabore e acompanhe o Plano de Salvaguarda a ser implementado com vistas a trabalhar elementos identificados na pesquisa como caros à continuidade do ofício em melhores condições aos detentores.

\r\n

\r\n Saiba mais: IPHAN – Brasil

\r\n

ETIQUETAS

ANTERIOR

INPC organiza conversatorio musical sobre la Marimba - ECUADOR

SIGUIENTE

Libro explora la Lírica popular de Tierra Caliente - MÉXICO

Close