A arte em barro do Vale do Jequitinhonha (MG) e os saberes e ofícios a ela relacionados são tema de nova exposição na Sala do Artista Popular (SAP) do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (CNFCP-IPHAN).
A mostra Arte do barro, arte na vida – Caraí, MG, reúne peças de autoria de familiares de dois reconhecidos ceramistas da região: Noemisa Batista Santos (1947) e Ulisses Pereira Chaves (1924-2006). A exposição será inaugurada na quinta-feira, 17 de outubro e vai até 24 de novembro.
Da família de Ulisses estarão expostas, entre outras obras, as máscaras e cabeças produzidas por seus filhos, Margarida Pereira Silva e José Maria Alves da Silva, e as cenas modeladas por sua neta Rosana Pereira Silva, em que sobressaem o diálogo com o avô, o encanto dos contos populares e dos filmes de animação.
Já da família de Noemisa, estarão as bonecas de sua irmã Geralda Batista dos Santos, desde as que guardam na forma a moringa àquelas que retratam o cotidiano. Assim, a SAP abre suas portas para o legado da transmissão de saberes desses artistas.
Mais informações: IPHAN
