NOTICIAS

BRASIL é parceiro do ano internacional das Línguas Indígenas lançado pela UNESCO

29 enero 2019

De acordo com a UNESCO, proclamar o um ano internacional das línguas indÍgenas é um importante mecanismo de cooperação concebido para ampliar a consciencialização sobre um tema de interesse global, bem como mobilizar diferentes partes interessadas para efetivação de cooperação multilateral.

O Diretor do Patrimônio Imaterial (DPI/Iphan), Hermano Queiroz, relatou a experiência brasileira no campo das Políticas Públicas de Patrimônio e sua interface com a Diversidade Linguística. “No Brasil são faladas cerca de 180 línguas indígenas, dado que nos coloca entre os dez países mais multilíngues do planeta”, destaca Hermano Queiroz.  

No Brasil, onde a estimativa é que sejam faladas mais de 250 linguas entre indígenas, de imigração, de sinais, crioulas e afro-brasileiras, além do português e de suas variedades, o Iphan coordena o Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL), que visa à identificação, documentação, reconhecimento e valorização das línguas faladas pelos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.  

Mais informações: IPHAN

ETIQUETAS

ANTERIOR

Convocatoria 3er Congreso Latinoamericano de Gestión Cultural en ECUADOR

SIGUIENTE

Feria del Tamal, fiesta de aromas y sabores en el Museo Nacional de Culturas Populares - MÉXICO

Close