NOTICIAS

Comitê da UNESCO avalia inscrição de roda de capoeira como Patrimônio da Humanidade – Brasil

21 noviembre 2014

\r\n A capoeira é um dos símbolos do Brasil reconhecidos pelo mundo. A prática cultural afro-brasileira multifacetada e multidimensional que é, ao mesmo tempo, luta, dança, esporte e arte, terá avaliada sua inscrição como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade durante a 9ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda, que acontece de 24 a 28 de novembro, na sede da Unesco, em Paris.

\r\n

\r\n Na delegação que representa o Brasil estão a presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, e a Diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI-Iphan), Célia Corsino, seguras de que, dada a excelente avaliação técnica do dossiê apresentado à Unesco, no dia 26 de novembro a Roda de Capoeira se juntará ao Samba de Roda do Recôncavo Baiano (BA), à Arte Kusiwa- Pintura Corporal (AP), ao Frevo (PE), e ao Círio de Nazaré (PA), já reconhecidos como patrimônio cultural imaterial da humanidade.

\r\n

\r\n Segundo a presidenta do Iphan, a inscrição da roda de Capoeira na lista representativa promoverá o aumento de sua visibilidade desse, mas também de outros bens culturais relacionados aos movimentos de luta contra a opressão, sobretudo aqueles pertencentes às comunidades afrodescendentes. “A roda de capoeira expressa a história de resistência negra no Brasil, durante e após a escravidão. Seu reconhecimento como patrimônio demarca a conscientização sobre o valor da herança cultural africana, que, no passado, foi reprimida e discriminada”, conclui Jurema Machado.

\r\n

\r\n Saiba Mais: IPHAN – Brasil

\r\n

ETIQUETAS

ANTERIOR

Las tradiciones orales del Pueblo Mapoyo se postulan para la Lista de Salvaguardia Urgente de la UNESCO - Venezuela

SIGUIENTE

La Oficina de UNESCO en Quito presenta los resultados de la Segunda Ronda de la Consulta Post 2015 en temas de Cultura y Desarrollo, en el Museo de la Ciudad de Quito

Close