NOTICIAS

Dia da Consciência Negra: Iphan relembra primeiro tombamento de terreiro de candomblé – Brasil

20 noviembre 2014

\r\n No dia 20 de novembro, comemora-se o Dia da Consciência Negra e, em reconhecimento à importância da cultura afro-brasileira e ao Patrimônio cultural do país, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) relembra os 30 anos do tombamento do Terreiro Casa Branca do Engenho Velho, na Bahia. Em 1984, o primeiro terreiro de candomblé a ser reconhecido oficialmente como patrimônio histórico e etnográfico do Brasil.

\r\n

\r\n Cabe ressaltar, ainda, que foram inúmeros os desafios para legitimação dessa manifestação religiosa como Patrimônio Cultural. Contudo, romper a barreira do preconceito e da intolerância faz parte das históricas conquistas do povo negro no Brasil, e com o tombamento do Terreiro Casa Branca não foi diferente. O antropólogo Gilberto Velho, que à época (1984) integrava o Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e foi o relator do processo de tombamento, descreve em seu artigo Patrimônio, negociação e conflito suas impressões durante as deliberações de reconhecimento do Terreiro Casa Branca como referência cultural.

\r\n

\r\n “É inegável que, para a vitória do tombamento, foi fundamental a atuação de um verdadeiro movimento social com base em Salvador, reunindo artistas, intelectuais, jornalistas, políticos e lideranças religiosas que se empenharam a fundo na campanha pelo reconhecimento do patrimônio afro-baiano. Havia um choque de opiniões que não se limitava internamente ao Conselho do SPHAN. (…) Pois a vitória foi muito difícil e encontrou fortíssima resistência. (…) os setores mais conservadores do Catolicismo baiano, e mesmo nacional, viam com maus olhos a valorização dos cultos afro-brasileiros.”

\r\n

\r\n Saiba Mais: IPHAN – Brasil

\r\n

ETIQUETAS

ANTERIOR

Novena reunión del Comité Intergubernamental (9.COM) - UNESCO

SIGUIENTE

Coloquio sobre Igualdad de Género, Patrimonio y Creatividad inaugura una nueva etapa del Programa Villa Ocampo - UNESCO Montevideo

Close