NOTICIAS

Celebração paraense, Círio de Nazaré, recebe certificado de Patrimônio da Humanidade – Brasil

06 octubre 2014

\r\n Na próxima terça-feira, dia 07 de outubro, a Arquidiocese de Belém, no Pará, recebe oficialmente da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o certificado de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O evento que acontece durante a abertura do Círio 2014 contará com a presença da presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Jurema de Sousa Machado, da Oficial de Projeto do Setor de Cultura da UNESCO, Isabel de Paula, e do arcebispo da Arquidiocese de Belém, Dom Alberto Taveira.

\r\n

\r\n No segundo domingo de outubro, principal dia da procissão, a celebração religiosa realizada anualmente há 221 anos chega a reunir cerca de dois milhões de participantes entre curiosos e devotos pagadores de promessa. É constituída de vários rituais de devoção (sagrados e profanos) e de expressões culturais, sendo um grande momento de reiteração de laços familiares, assim como de manifestação social e política.

\r\n

\r\n Agora, ao lado do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, da Arte Kusiwa- Pintura Corporal e do Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife, o Círio figura como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Sua inscrição na lista da Unesco, feita no dia 04 de dezembro de 2013, contribui para dar visibilidade aos patrimônios culturais imateriais do mundo inteiro. A festividade religiosa também foi o primeiro bem cultural paraense inscrito pelo IPHAN no Livro de Registro das Celebrações como Patrimônio Cultural do Brasil.

\r\n

\r\n Saiba Mais: IPHAN – Brasil

\r\n

ETIQUETAS

ANTERIOR

Lanzan concurso “Creación Artesanal en el Paraguay 2014” con apoyo de la SNC - Paraguay

SIGUIENTE

Instituto del Patrimonio Cultural declara las Faenas del Llano Venezolano como Bien de Interés Cultural - Venezuela

Close