NOTICIAS

A Tava, lugar de referência do povo Guarani, é Patrimônio Cultural do MERCOSUL – BRASIL

03 febrero 2019

A região das Missões é um grande representante da cultura e identidade do Rio Grande do Sul. Há mais de 80 anos, o IPHAN vem atuando no local, em uma série de ações que se iniciam com o tombamento do Sítio Histórico de São Miguel Arcanjo, ainda em 1938, e seguem até os dias atuais. Assim, na próxima sexta-feira, dia 08 de fevereiro, a cidade de São Miguel das Missões celebrará duas novidades: o início da primeira etapa da obra de requalificação urbanística do entorno do Sítio de São Miguel Arcanjo e a entrega do certificado da Tava como Patrimônio Cultural do MERCOSUL.  

Ainda na região do Sítio de São Miguel Arcanjo, está localizada a Tava, Lugar de Referência para a memória e a identidade do povo Guarani. Construída e habitada por seus ancestrais a pedido de sua divindade, Nhanderu, o lugar sagrado foi Registrado pelo IPHAN como Patrimônio Cultural do Brasil e, no ano passado, também reconhecido como Patrimônio Cultural do MERCOSUL.  

A decisão foi tomada e anunciada no XVII Encontro da Comissão do Patrimônio Cultural do MERCOSUL, em outubro último, no Uruguai, e será agora oficializada com a entrega do certificado para os Guarani. A titulação significa o reconhecimento da presença ancestral deste povo no território Yvy Rupá, organizado em uma grande rede étnica, formada por aldeias, caminhos e locais sagrados que hoje integram o Brasil, a Argentina e o Paraguai.

Mais informações: IPHAN

ETIQUETAS

ANTERIOR

La fiesta de la yumbada es parte de las celebraciones de Cotopaxi - ECUADOR

SIGUIENTE

El mariachi, expresión musical de raíz afrodescendiente e indígena, símbolo de identidad mestiza - MÉXICO

Close