NOTICIAS

Três bens da região Norte poderão ser reconhecidos como Patrimônio Cultural Brasileiro – BRASIL

01 noviembre 2018

Como parte de um ciclo de atividades que celebra e promove o Patrimônio Cultural da Região Norte do Brasil, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) realiza nos dias 08 e 09 de novembro a 90ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, em Belém (PA). Nesses dois dias de discussões, os conselheiros irão avaliar os pedidos de reconhecimento de três bens: o Marabaixo, do Amapá; o Complexo Cultural Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins, do Amazonas; e um geoglifo do Acre.  

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural é o órgão colegiado de decisão máxima do Iphan para as questões relativas ao patrimônio material e imaterial. São 22 conselheiros que representam o Ministério da Educação, o Ministério das Cidades, o Ministério do Turismo, o Ministério do Meio Ambiente, o Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), a Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), e mais 13 representantes da sociedade civil, com especial conhecimento nos campos de atuação do IPHAN.  

No primeiro dia dessa simbólica reunião de número 90, serão definidos os registros do Marabaixo e do Complexo Cultural Boi Bumbá como Patrimônios Culturais do Brasil. As duas manifestações culturais são tradicionais da região Norte e estão sendo destacadas por sua fundamental importância enquanto referência cultural brasileira.

Mais informações: IPHAN

ETIQUETAS

ANTERIOR

Ponencia “Patrimonio Cultural. De lo material a lo inmaterial” se presentará en el I Simposio de Arqueología Pública - EL SALVADOR

SIGUIENTE

El Itinerario Cultural “Camino del Arriero” del cantón Quijos recibió la Declaratoria como Patrimonio Cultural de la Nación - ECUADOR

Close