NOTICIAS

IPHAN, 80 anos preservando o Patrimônio Cultural – BRASIL

26 octubre 2017

Jongo do Sudeste, Maracatu, Bumba Meu Boi do Maranhão e a Capoeira encheram o palco do Theatro Municipal, no Rio de Janeiro (RJ), com ritmos, formas, movimentos, danças e cores. Os 80 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) foram celebrados pela riqueza e pela beleza do Patrimônio Cultural Brasileiro.  

Nada mais justo que a comemoração das oito décadas de uma das mais longevas instituições públicas brasileiras e a primeira dedicada à preservação do patrimônio cultural na América Latina ocorresse com o que há de mais representativo na cultura do Brasil: sua diversidade.  

O Rio de Janeiro, cidade que possui um grande número de bens protegidos – tombados e registrados em nível federal – e que também é Patrimônio Mundial por sua Paisagem Cultural Urbana, foi escolhido para ser o cenário dessa celebração. O evento, que aconteceu no dia 24 de outubro, teve como um dos destaques a cerimônia de entrega do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, a mais importante premiação do país voltada para ações de valorização, promoção e preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Nesta 30ª edição, o Prêmio, promovido pelo Iphan, contemplou oito projetos, dos estados do Amapá, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.  

Mais informações: IPHAN

ETIQUETAS

ANTERIOR

Premio Nacional al Patrimonio Cultural Inmaterial 2017 busca ganador - COSTA RICA

SIGUIENTE

Mascarada costarricense, tradición que permanece con el tiempo - COSTA RICA

Close