NOTICIAS

Serra da Barriga (AL) receberá certificação de Patrimônio Cultural do MERCOSUL – BRASIL

02 noviembre 2017

Um local de resistência e de importância histórica será palco de eventos que celebram o Dia da Consciência Negra (20 de novembro). A Serra da Barriga, Parte Mais Alcantilada (AL), antigo Quilombo dos Palmares (AL), terá sua certificação como Patrimônio Cultural do MERCOSUL no próximo dia 11. No período, estão programadas diversas atividades relacionadas à data, frutos de parcerias entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Fundação Cultural Palmares (FCP), Ministério da Cultura (MinC), Governo de Alagoas e outras instituições públicas e da sociedade.

A Serra da Barriga, Parte Mais Alcantilada, bem nacional acautelado pelo IPHAN desde 1986, foi declarada Patrimônio Cultural do MERCOSUL dentro da temática de identificação cultural dos Cumbes, Quilombos y Palenques, juntamente com a Cimarronaje Cultural: el Patrimonio Cultural Inmaterial del Pueblo Afrodescendiente en el Ecuador”, como proposta de integração da contribuição dos povos de origem africana na construção cultural da América do Sul.

O Quilombo dos Palmares representa um marco na luta dos escravos no Brasil. Tal processo diz respeito aos ancestrais africanos que se manifestam nas formas imateriais de suas religiões, seus deuses, mitos; objetos sagrados de seus cultos, artefatos de uso cotidiano, alimentos, expressões culturais e alguns espaços geográficos mantidos por seus descendentes como espaço sagrado ou de preservação da história das pessoas negras trazidas do além mar.  

Mais informações: IPHAN

ETIQUETAS

ANTERIOR

SNC acompañó ceremonia Mitã Karai de la comunidad Yvaviju" del pueblo Avá Guaraní - PARAGUAY"

SIGUIENTE

Las fiestas del Caribe vuelven a reunirse en Barranquilla - COLOMBIA

Close