NOTICIAS

Carimbó paraense poderá se tornar patrimônio cultural brasileiro – Brasil

08 septiembre 2014

\r\n O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural analisará no próximo dia 11 de setembro, na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Brasília, o registro do Carimbó como patrimônio cultural do Brasil. Muito mais que uma manifestação cultural, as formas de expressão contidas no Carimbó estão expressas em seus aspectos artísticos, cultural, ambiental, social e histórico da região amazônica.

\r\n

\r\n Há mais de dois séculos, o Carimbó mantém sua tradição em quase todas as regiões do Pará, e tem se reinventado constantemente. Seus instrumentos, sua dança e música são resultados da fusão das influências culturais indígena, negra e ibérica; e a memória coletiva dos mestres e seus descendentes tem mantido vivo estes aspectos. Entretanto, a principal característica do Carimbó está nas formas de organização e reprodução sociais em torno dele, no cotidiano de sociabilidade dos carimbozeiros, seja ele relativo ao dia-a-dia do trabalho ou das celebrações religiosas e seculares. 

\r\n

\r\n O pedido de Registro foi apresentado pela Irmandade de Carimbó de São Benedito, Associação Cultural Japiim, Associação Cultural Raízes da Terra e Associação Cultural Uirapurú, com a anuência da comunidade. Assim, entre os anos de 2008 e 2013, o Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI/IPHAN) e a Superintendência do IPHAN no Pará conduziram o processo de Registro e acompanharam as pesquisas para a Identificação do Carimbó em diversas regiões do estado.

\r\n

\r\n Saiba Mais: IPHAN – Brasil

\r\n

ETIQUETAS

ANTERIOR

Cuenca fue la sede del Reconocimiento de Excelencia UNESCO para la Artesanía-Región Andina 2014

SIGUIENTE

Quibdó, Chocó recibe a ritmo de chirimía a San Francisco de Asís, con sus tradicionales Fiestas de San Pacho - Colombia

Close