NOTICIAS

Saberes indígenas são pauta de políticas culturais – Brasil

10 agosto 2015

\r\n Para promover o diálogo entre os povos indígenas, a sociedade e o poder público, entre os dias 09 e 16 de agosto, no Sesc Belenzinho, em São Paulo (SP), ocorre o Encontro Brasil Indígena: história, saberes e ações, promovido pelo Ministério da Cultura (Minc), pelo Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc) e com participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

\r\n

\r\n O evento simboliza um novo momento das políticas voltadas à promoção da cultura, que não se restringem mais à simples disponibilização de instrumentos. Em um mundo em que as trocas de informação vêm reconfigurando as relações sociais, os povos indígenas passam a ser protagonistas demandando e participando da formulação e aplicação de tais políticas.

\r\n

\r\n No sábado (15), às 17h, o diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI/Iphan), TT Catalão, fará a entrega da cerificação do Registro da Tava, Lugar de Referência para o Povo Guarani como Patrimônio Cultural do Brasil aos detentores do povo Guarani. Muitos dos saberes e expressões desses povos são reconhecidos pelo Iphan. Apesar de não ser a única forma de legitimação dos bens culturais, demonstra um reconhecimento de suas identidades e a apropriação que os povos fizeram dos mecanismos de legitimação por meio das políticas públicas. Agora são também formuladores, exercendo o controle social.

\r\n

\r\n Saiba mais: IPHAN

\r\n

ETIQUETAS

ANTERIOR

El Festival de la Huasteca, una plataforma de difusión, promoción y revalorización de la cultura de la región - México

SIGUIENTE

9 de agosto Día Internacional de los Pueblos Indígenas 2015

Close