NOTICIAS

Pesquisa sobre a Marujada de São Benedito será tema de seminário em Bragança – BRASIL

05 noviembre 2019

As fitas coloridas circundam o santo preto, durante o mês de dezembro, no município de Bragança, nordeste paraense, mobilizando a comunidade, o comércio e o turismo durante a Marujada de São Bendito, umas das maiores festas populares da Amazônia. O cotidiano das folias do santo, o ritmo do xote e do retumbão, que compõem a devoção a São Benedito, serão tema, entre os dias 06 e 07 de novembro de 2019, do seminário Marujada de São Benedito de Bragança: Patrimônio Cultural do Brasil.

Realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), o seminário visa a apresentar e debater os resultados parciais do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) sobre a manifestação.

Fundada por um grupo de africanos escravizados do então governo-geral do Grão-Pará e Maranhão, a Marujada tem seu primeiro registro no ano de 1789, no período colonial, quando nasce a Irmandade de São Benedito. A irmandade tinha o propósito de realizar uma festa em louvor ao santo, com música e dança nas casas da região. Depois de quase 220 edições da Marujada, em 2009, a festa foi declarada patrimônio cultural e artístico do Pará.

Mais informações: IPHAN

ETIQUETAS

ANTERIOR

Ministerio de Cultura declaró Patrimonio Cultural de la Nación obra fotográfica de Martín Chambi - PERÚ

SIGUIENTE

Autoridades nacionales de México, América Central y el Caribe se reúnen para discutir una estrategia para las Listas Indicativas del Patrimonio Mundial - UNESCO

Close