NOTICIAS

Festa afro-brasileira e memorial da imigração podem se tornar Patrimônio Cultural – BRASIL

13 junio 2019

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural se reunirá, na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Brasília, para apreciar o registro do Bembé do Mercado, celebração afro-brasileira realizada há 130 anos no Recôncavo Baiano, no dia 13 de junho.

A manifestação afro-brasileira Bembé do Mercado, que teve início em 1889, um ano após a abolição da escravatura, é celebrada há 130 anos, todo dia 13 de maio. O momento é o de rememorar a luta pela liberdade e a resistência dos povos negros, primeiro como escravizados, depois como cidadãos.

O Bembé do Mercado realizado em Santo Amaro (BA) é como um balaio de história, cultura, arte e ação política que acolhe importantes manifestações de matriz africana. A capacidade inventiva e transformadora desta festa permitiu que ela sobrevivesse neste espaço por mais de um século, sendo um marco contra o passado escravagista. Por isso, sua relevância para a memória, a história e a cultura nacional.

Mais informações: IPHAN

ETIQUETAS

ANTERIOR

Junio: Mes de la Cultura Afroperuana 2019 - PERÚ

SIGUIENTE

Declaran a conocimientos, las técnicas y la iconografía asociadas a la producción del Retablo ayacuchano como Patrimonio Cultural de la Nación - PERÚ

Close