NOTICIAS

Carnaval brasileiro é caracterizado por bens culturais protegidos pelo IPHAN – BRASIL

03 febrero 2016

\r\n Prepare as marchinhas e a fantasia que o Carnaval está chegando. Caracterizada pela multiplicidade de suas manifestações, a festa é um dos eventos que mobiliza comunidades de Norte a Sul do país. Inserida em meados do século XVII no Brasil, as comemorações agitam desde os centros urbanos às pequenas vilas com diversas expressões culturais.

\r\n

\r\n Nesse contexto, reconhecendo a importância de bens culturais que exercem forte influência nos desfiles, alegorias, blocos de rua e trios elétricos, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tem sob sua salvaguarda o Frevo, Maracatu Nação, Maracatu de Baque Solto e Matrizes do Samba.

\r\n

\r\n As ações de salvaguarda realizadas pelo Instituto em conjunto com as comunidades tradicionais buscam, principalmente, viabilizar a continuidade de integração de seus povos e a transmissão dos saberes e práticas relacionados aos bens culturais. Dessa forma, o registro, além de fundamentar o reconhecimento, também contribui para que haja uma atuação direta desses atores sociais para a formulação de políticas públicas.

\r\n

\r\n Saiba mais: IPHAN – Brasil

\r\n

ETIQUETAS

ANTERIOR

Luthiers de Lara, Portuguesa y Yaracuy se reunirán con el Ministro de Cultura - VENEZUELA

SIGUIENTE

Inician inscripciones de universidades peruanas para postular a "Cátedras UNESCO” Y “Redes UNITWIN” 2016 - UNESCO Oficina Lima

Close