NOTICIAS

Belém do Pará comemora 400 anos – BRASIL

11 enero 2016

\r\n "Em Belém o calorão dilata os esqueletos e meu corpo ficou exatamente do tamanho da minha alma”, registrou o escritor Mário de Andrade, em sua obra O Turista Aprendiz, de quando esteve na capital paraense em maio de 1927. Batizada em 12 de janeiro de 1616, Belém completa 400 anos sendo carinhosamente chamada pelos seus de ‘Cidade Morena’ e popularmente conhecida pelo calor do início de tarde seguido pelas chuvas vespertinas.  

\r\n

\r\n Para comemorar o quarto centenário da cidade, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), publicará vários títulos alusivos à cidade e ao estado do Pará, como Azulejaria de Belém, de Dora Alcântara, Stella Brito e Thais Sanjad; Cerâmicas da Amazônia, de autores diversos e feito em parceria com o Museu Emílio Goeldi, além do Dossiê Carimbó, material que agrega extensa pesquisa sobre esse Patrimônio Cultural Brasileiro Registrado em 2014.

\r\n

\r\n O Turista Aprendiz, livro de Mário de Andrade, também será relançado durante a programação que contará com mesas redondas sobre o patrimônio cultural da cidade. O Iphan no Estado apoia ainda outras iniciativas da sociedade civil relacionadas à data comemorativa por meio da Rede Casa do Patrimônio do Pará, a exemplo do Roteiro Geoturístico; do Projeto Circular Campina – Cidade Velha; e do Projeto Conhecer o Patrimônio da Associação de Agentes de Patrimônio da Amazônia (Asapam).

\r\n

\r\n Saiba mais: IPHAN – Brasil

\r\n

ETIQUETAS

ANTERIOR

En Galeras, Sucre, los cuadros vivos son los protagonistas - COLOMBIA

SIGUIENTE

Declaran Patrimonio Cultural de Nación a la Festividad del Señor del Mar de la Provincia Constitucional del Callao - PERÚ

Close