NOTICIAS

Romaria de Carros de Bois da Festa de Trindade (GO) é o mais novo bem cultural – BRASIL

16 septiembre 2016

A Romaria de Carros de Bois da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade, em Goiás, foi reconhecida como o mais novo Patrimônio Cultural Brasileiro. Por sua relevância como referência cultural e representatividade da vida rural, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira, dia 15 de setembro de 2016, o registro da celebração religiosa como patrimônio imaterial. 

Na abertura da reunião, a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, ressaltou a atuação da instituição na defesa da cultural nos últimos 80 anos: “O Iphan é, hoje, um patrimônio da Nação. O Conselho sempre foi, desde a criação do Instituto, sua principal instância. Só senta nesta cadeira quem entende que a dimensão humana só pode ser exercitada através da cultura”. De acordo com a presidente, a instituição ajudou a solidificar a identidade brasileira. “E o mundo ficou maravilhado com a cerimônia de abertura e encerramento das Olimpíadas no Brasil. Ali estava estampada a riqueza da identidade cultural e nosso patrimônio, exemplificado pela nossa porção indígena, africana e pela valorização do nosso patrimônio”, continuou.

Presente na reunião, o Ministro da Cultura, Marcelo Calero, falou da importância de se preservar a história do Iphan, construída ao longo de décadas. Fazendo um paralelo com uma máxima utilizada pelo Itamaraty, seu órgão de origem, Calero destacou que a grande tradição deve ser a de saber renovarse. 

Saiba mais: IPHAN – Brasil 

ETIQUETAS

ANTERIOR

El registro del Patrimonio Inmaterial de Quito se entregó en el Salón de la Ciudad - ECUADOR

SIGUIENTE

Presidenta Bachelet y Ministro de Cultura entregan el primer Premio Margot Loyola - CHILE

Close