NOTICIAS

Processo de reconhecimento das matrizes do forró está em andamento – BRASIL

26 abril 2018

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) estará presente em dois eventos que buscam apoiar o pedido de registro das Matrizes do Forró. O Fórum Forró de Raiz acontece entre os dias 26 a 28 de abril, no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP).  

Os encontros terão a presença de músicos, produtores, pesquisadores e outros personagens interessados no gênero musical, com o objetivo de reunir informações sobre o forró, desde sua história até o mercado que o sustenta. Essas informações serão usadas no processo que pede o reconhecimento das matrizes do forró como Patrimônio Cultural do Brasil, pelo IPHAN.  

Em setembro de 2011, a Associação Cultural Balaio do Nordeste encaminhou ao Iphan o pedido de registro das Matrizes do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil. Desde então, a associação proponente vem realizando fóruns estaduais com objetivo de mobilizar os forrozeiros, promover espaços para o debate de questões importantes para a dinâmica do forró nos estados e discutir questões pertinentes ao pedido de registro.  

Outros encontros da mesma natureza já foram realizados em Salvador (BA), quando o Iphan participou de um seminário que discutiu a matrizes do forró na Assembleia Legislativa do estado. Em Salvador, a presidência do Fórum de Raiz tem se mobilizado com forrozeiros, dançarinos, empresários da música e autoridades de todas as esferas do poder federal, municipal e estadual para pensar nas políticas públicas de salvaguarda desses bens que podem ser registrados pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

Mais informações: IPHAN

 

ETIQUETAS

ANTERIOR

Invita Secretaría de Cultura a la presentación de largometraje que promueve canto cardenche - MÉXICO

SIGUIENTE

Concluye capacitación de UNESCO para la salvaguardia del patrimonio cultural inmaterial - GUATEMALA

Close