NOTICIAS

Dossiê do Bumba-Meu-Boi será elaborado para candidatura a Patrimônio da Humanidade – BRASIL

26 junio 2017

Na tarde desta quinta-feira, 22 de junho, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, reunido na sede do IPHAN em Brasília, aprovou, por unanimidade, a candidatura do Bumba-Meu-Boi do Maranhão para a Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A decisão ocorre às vésperas das comemorações do Dia Nacional do Bumba-Meu-Boi, no dia 30 de junho.

O dossiê a ser elaborado servirá para apresentação à UNESCO. O trabalho técnico prosseguirá com a ampla participação da comunidade detentora do bem cultural e do Coletivo Deliberativo do Bumba-Meu-Boi, composto por várias instituições governamentais e da sociedade civil, especialmente as representativas do bem cultural que é relevante celebração para o patrimônio cultural brasileiro.

A possível inscrição deste bem na lista indicativa na UNESCO contribuirá para assegurar a visibilidade, a tomada de consciência sobre a importância do patrimônio cultural imaterial e a ampliação do diálogo entre as culturas, dada sua alta relevância enquanto referência cultural tanto para a população maranhense, quanto para a nação brasileira.

Mais informações: IPHAN

ETIQUETAS

ANTERIOR

Comenzó en Carabobo celebración de San Juan Bautista - VENEZUELA

SIGUIENTE

Prêmio Carimbó Nosso Patrimônio - BRASIL

Close